A deputada federal Carla Zambelli, conhecida por seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, se tornou alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (2). A investigação visa apurar invasões no sistema eletrônico do Poder Judiciário, com a PF cumprindo mandados de busca e apreensão em endereços ligados à parlamentar.
Zambelli é uma das figuras importantes da extrema-direita no país, eleita em 2018 como a mulher mais votada para a Câmara dos Deputados. Com atuações em crises políticas, como nas saídas de Sergio Moro e Regina Duarte do governo Bolsonaro, a deputada se destacou por sua proximidade com o presidente e suas ações no cenário político nacional.
A operação da PF teve como foco investigar inserções fraudulentas no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outros tribunais, com a utilização de credenciais obtidas de forma ilícita. A deputada confirmou ter feito pagamentos ao hacker Walter Delgatti, preso no mesmo dia da operação, alegando que os serviços estavam relacionados ao seu site pessoal.
Os desdobramentos dessa operação e as conexões de Zambelli com os eventos investigados prometem trazer mais detalhes sobre a atuação da deputada no cenário político e as possíveis consequências legais de suas ações.